As 10 Melhores Raças de Galinhas Que Você Deveria Começar a Criar

By | 26 de janeiro de 2017

Uma das decisões mais importantes para quem vai começar uma criação de galinhas é a escolha da melhor raça para a finalidade que deseja. Mas nem todo mundo conhece bem cada raça de galinha, para isso separamos aqui 10 ótimas raças de galinhas para o abate, assim você as conhece melhor e escolhe a sua preferida. Confira a seguir.

Raça #1: Gigante Negra de Jersey

galo da raça Gigante NegroEssa é uma galinha de origem americana e conhecida por ser de grande porte, dessa forma tendo uma boa produção tanto de ovos quanto de carne.

Elas são muito utilizadas para melhoramento genético sendo cruzadas com galinhas caipiras. Sua carne é conhecida por ser muito saborosa, e cada ave consegue atingir 5,5kg para os galos e 4,5kg para as galinhas, além de produzir até 250 ovos por ano.

Raça #2: Rhode Island Red

Raça Rhode Island RedEssa é mais uma raça com origem nos Estados Unidos, mas esta tem sido muito mais utilizada para a produção de ovos, mesmo também podendo ser utilizada para a produção de carne através do abate. Elas têm condições de gerar uma grande produção com até 240 ovos por ano, além de serem bastante indicadas para criações rústicas.

Raça #3: Plymouth Rock Barrada

Plymouth Rock BarradaEssa raça tem como característica principal a pele amarela e também tem como berço os EUA, sendo utilizada tanto no corte quanto na postura. Cada espécime chega a pesar 4,3kg para os galos e 3,4kg para as galinhas e chegam a produzir até 180 ovos por ano. Elas também podem ser usadas para melhoramento genético.

Raça #4: Caipira de pescoço pelado

Essa é mais uma raça de galinha usada tanto para carne quanto para produção de ovos, sendo uma raça excelente com um custo de produção baixo. Cada espécime dessa raça costuma botar até 180 ovos por ano em média.

Raça #5: Orpington Amarelo

Orpington AmareloEssa raça tem como país de origem a Inglaterra e é usada tanto para o corte quanto para a produção de ovos. Cada galo dessa espécie costuma pesar até 5kg, já as galinhas até 4kg e chegam a produzir cerca de 160 ovos por ano.

Raça #6: Caipira comum

Essa é a raça mais comum pelo Brasil, sendo utilizada tanto para o corte como para a produção de ovos. Cada ave costuma pesar até 3kg e produz em média 170 ovos por ano.

Raça #7: Shamo

Essa é uma raça diferente com origem na Tailândia. Elas têm sido muito usadas em rinhas de galo pelo seu tamanho avantajado. Um galo dessa espécie chega a 5kg e cada galinha até cerca de 4kg.

Raça #8: Frango de Corte Colonial Embrapa 041

Frangos Embrapa 041Essa é uma raça desenvolvida no Brasil pela Embrapa e tem como finalidade principal o corte. Cada ave é abatida após cerca de 84 dias e tem um peso médio de 2,3kg, além de ser uma raça muito resistente e ótima para criações rústicas, uma excelente raça para quem está começando. A maneira de como é criado essa raça com sua composição genética deixa a carne menos rigorosa, mais dura e muita saborosa. As aves podem ser abatidas com 84 dias, considerado pela Embrapa o tempo ideal. Uma alternativa de renda ideal aos pequenos produtores

Raça #9: Embrapa 051

embrapa 051Essa é outra raça desenvolvida no Brasil pela Embrapa, sendo considerada uma raça semi pesada e que também tem uma boa produção de ovos. Elas costumam botar a partir de 21 semanas e botam até ter 80 semanas, tendo um peso médio de 1,9kg.

Raça #10: Índio Gigante

Essa é uma raça considerada especial pela sua beleza e pelo seu tamanho, sendo uma das raças mais procuradas por criadores nos dias de hoje. Os galos dessa espécie chegam até 7kg e as galinhas até 5kg. Elas são ótimas para criação tendo cuidados semelhantes aos da galinha caipira comum. Eu costumo cruzar o índio gigante com as fêmeas caipira comum, funciona bem para a finalidade do abate.

Agora você já conhece 10 ótimas raças de galinha para sua criação e já pode escolher aquela que mais se adéqua a suas necessidades. Se gostou dessas dicas confira mais em nossos outros artigos.

Você vai aprender mais sobre as melhores técnicas para criar galinhas:

[Total: 13    Média: 2.8/5]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *