Como Criar Galinha Caipira – O Guia Absolutamente Completo

criação de galinha caipiraÚltima Atualização 24 de janeiro de 2017. Você gostaria de aprender como criar galinha caipira de maneira simples e lucrativa? Claro que gostaria!

Confira a seguir o que deve ser feito para iniciar sua criação em detalhes, informações precisas e comprovadas por quem realmente entende do assunto.

Continue lendo esse artigo e você conhecerá técnicas práticas que podem ser utilizada em seu negócio ou até mesmo na sua criação caseira. Descubra:

A avicultura tem conquistados adeptos nos últimos anos, a carne da galinha caipira é consumida praticamente em todos os estados brasileiros, com isso a atividade se torna cada vez mais rentável, podendo ser iniciada por qualquer pessoa, tanto para o consumo familiar ou comercial.

Criar galinha caipira é completamente diferente da produção industrial, geralmente na indústria os frangos são abatidos com 45 dias a partir de 2,400 Kg, não é o caso dos criadouros tradicionais.

É muito importante ficarmos ligados nos alimentos que as aves estão consumindo, em minha propriedade eu evito o contato das aves com produtos tóxicos.

Por serem animais onívoros infelizmente muitos criadores permite que as aves se alimentem de todo tipo de resto orgânico, não é inteligente fazer isso, isso prejudica a saúde e o sabor final da carne.

Não é me gabando, mas as galinhas do meu criatório são conhecidas na região pelo sabor da carne, isso não acontece por sorte, o segredo está no manejo sanitário, principalmente na alimentação.

Crie sempre soltas ou no sistema semi-confinado, evite cria-las com outros animais como cavalos, cachorros, porcos e diversos. Isso evitará muitos problemas como o contato com as fezes, além de uma série de doenças.

Os alimentos básicos são: verduras, frutas, milho, capim de varias espécies como: guandu, cofei e rami, também se alimentam com mandioca, batata, folhagens, leguminosas, hortaliças diversas, pequenos insetos e outros recursos naturais.

Se pretender deixa-las presas, tenha em mente que cada baia deve ter no máximo 32 cabeças (5 por/m²). Isso até 35 dias de vida, depois você deve coloca-las em um espaço maior, 3×4 já da para começar.

Para produção de ovos galados separe um galo para no máximo 10 galinhas e evite ficar trocando de galo antes do fim da postura, eu sou mais rigoroso, eu coloco 1 galo para 5 fêmeas.

Como fazer os ninhos de maneira correta

ninho para galinha caipira

Os ninhos podem ser feitos conforme a imagem acima, não é necessário faze-los idêntico, mas na mesma batida, o acesso interior deve fica com 25 Cm, certifique de colocar uma taboa na frente para impedir que ovos e a grama caiam no chão.

Faça uma rampinha para o ovo deslizar para outro local, evitando assim ser quebrado pela galinha.

Os ninhos populares podem ser utilizados normalmente, ninhos é uma questão organização e não um fator impeditivo em sua produção, isso vale desde os ninhos de madeira a um buraco com capim seco.

Os ninhos das galinhas caipiras devem ser em um local com sombra e necessitam ser desinfetados com bolfo ou naftalina. Se o ovo cair no chão do galinheiro, poderá produzir bactérias, adoecendo as galinhas com Salmonela, Coli e outras doenças.

Como conservar os ovos das galinhas caipiras

ovos de galinha

Infelizmente muitos veteranos ainda não sabem como criar galinha caipira de maneira correta. Uma curiosidade, os primeiros ovos da 1ª postura devem ser desprezados, e, somente aproveitados aqueles após 10 dias de iniciada.

Para aqueles que querem produzir seus próprios pintos, deverá ter cuidados especiais com os ovos, nunca deixe expostos ao sol, pois quando expostos a altas temperaturas os ovos entram no processo de incubação.

Colha os ovos a todo o momento não deixe expostos nos ninhos por longas horas, é comum em pequenos sítios ver muitos ovos nos ninhos por logos dias, isso não é bom.

Use uma chocadeira para gerar os ovos, isso agregará valor a sua produção impedindo um número menor de perdas e impedindo o degaste das galinhas.

É importante desinfetar os ovos e a chocadeira sempre que os ovos forem depositados. A chocadeira precisará permanecer com 37 graus de temperatura e umidade de 67.

Esqueça o velho hábito de queimar o bico dos animais quando começarem a bicarem os ovos, eu cresci vendo isso, mãe sempre queimava os bicos das galinhas quando elas estavam “bebendo ovos”.

Isso acontece por falta de cálcio, é importante consultar um veterinário e solicitar algum tipo de cálcio.

Ovos trincados, manchados, com duas gemas, deformados e pontudos, ou qualquer imperfeição notada, devem ser excluídos.

Guarde os ovos em uma temperatura entre 12 a 18 graus, irei escrever um artigo explicando melhor o funcionamento do processo de incubação em chocadeiras.

Como criar pintos

pintos de 3 dias

A Criação de pintinhos é um processo mais complexo do que as aves adultas, temperatura adequada, manter a agua sempre limpa, local arejado e livre de fungos, vacinas e ração adequada são de extrema importância nos primeiros dias de vida.

Faça uma cama com serragem para os pintinhos, e claro não se esqueça de aquecê-los com uma lâmpada de 250 w.

Separe os pintos em grupo de 500, caso sua criação de galinhas seja grande, o piso do ambiente também é importante, eu costumo usar pequenos cavacos no solo, isso deixa o local sempre seco.

Como limpar o galinheiro

Retirar as aves e aplicar AVT 500 ou similar. Passar cal virgem, colocar cavaco borrifado com remédio semanalmente = 2 gotas de Ivomec na cloaca da galinha.

O combate aos ratos e predadores e pragas deverá ser permanente e rigoroso.

Doenças Comuns na criação de galinhas

Poucas pessoas sabem, mas às vezes problemas simples podem ser resolvidos apenas expondo os pintos ao sol.

Aqui está uma lista de fatores que provoca morte nos pintos.

Frio – Umidade – Vento – Água Suja – Umbigo Aberto – Cavaco velho e com fungo – Alimentação Velha ou Mofada – Milho sem procedência – Instalação sem ser pulverizada.

Existe um serie de doenças comuns que devem ser tratadas evitando que se alaste no galinheiro, quando perceber alguma galinha triste, fraca ou debilitada certifique-se de separa-la imediatamente.

Confira a lista de uma série doenças nas aves:

  • Doenças De Marek
  • Newcastle
  • Pulorose
  • Tifo Aviário
  • Aspergilose
  • Coccidiose
  • Cólera
  • Coriza
  • Gumboro
  • Síndrome Da Cabeça Inchada
  • Botulismo
  • Enterite Necrótica
  • Coccidiose

Remédios caseiros para combater algumas doenças na criação de galinha caipira

  1. A folha de bananeira é boa para combater o verme das aves;
  2. O limão e a acerola tem muito ácido cítrico e são bons para combater a coriza;
  3. O pó de café tem cafeína que é energético;
  4. O alho possui 17 antibióticos, é bom inclusive para coriza;
  5. A pimenta e o jerimum fazem a gema do ovo ficar vermelho;
  6. O capim pendurado no aviário, evita a bicagem das aves;
  7. O óleo de copaíba é ótimo para combater a inflamação;
  8. A bicagem das aves, em parte, é devido à falta de cálcio;
  9. A casca de ovo tem muito cálcio quando passada no liquidificador (o pó) é excelente para as aves;
  10. A moela é o órgão que opera a mastigação dos alimentos, é a dentadura das aves. Se o milho for ingerido inteiro o organismo absorve menos;
  11. As fontes que tem muitas vitaminas “C”, e são excelentes para as aves são: acerola, limão, cajá, manga, goiaba, entre outros;
  12. As hortaliças também são muito úteis para alimentação das aves: Tomate, quiabo, coentro, feijão em geral.

RESUMINDO SOBRE COMO CRIAR GALINHA CAIPIRA DE MANEIRA CORRETA

  1. Crie soltas ou no sistema semi-confinado, (a melhor escolha é no sistema semi-confinado);
  2. Fique atento na alimentação das aves (lembrem-se dos alimentos base. verduras, frutas, milho, capim);
  3. Os primeiros ovos das frangas devem ser desprezados (aproveite somente aqueles após 10 dias);
  4. Seja rigoroso na limpeza do aviário;
  5. A água é de extrema importância, mantenha sempre limpa.

Eu separei uma reportagem muito interessante que assistir no bahia rural, um excelente incentivo para quem está começando.

Confira a seguir:

Gostou destas dicas?  Tenho certeza que você vai adorar os demais conteúdos no blog, salve este site nos favoritos e sempre que tiver uma dúvida sobre como criar galinha caipira dar uma passadinha aqui, terei o maior prazer em ajuda-lo, eu adoro conversar com outros criadores e trocar experiências.

 

Curtiu? Gostaria de aprender mais? você também vai gostar de aprender:

? Tudo Sobre Aves (Meus melhores artigos)

? Como Se Capacitar na Criação de Galinhas

[Total: 8    Média: 3.9/5]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *