O Guia Simples e Prático Para Criação de Galinha Caipira

By | 26 de janeiro de 2017

galinhas de granjaMuitas pessoas que possuem fazendas ou sítios já pensaram em algum momento em criar galinhas como forma de obter lucro ou até mesmo apenas para consumo próprio, mas apesar da ideia nem todo mundo consegue realizar isso de forma adequada, pois a criação de galinhas caipira exige uma série de cuidados para que se torne realmente efetiva e lucrativa.

Pensando nesses casos, resolvemos dar uma mão para você que quer criar galinhas caipiras, mas não tem ideia de como fazer isso. Aqui neste artigo criamos um guia bastante simples e prático com o intuito de facilitar sua vida na hora de criar galinhas caipiras. Confira nossas dicas a seguir.

#1: Escolha a melhor raça

Existem diversas raças diferentes de galinha caipira, por isso se você quer começar uma criação, não há outro modo de começar a não ser escolhendo a raça que melhor se encaixa em suas pretensões. Cada uma tem suas peculiaridades e também tem uma finalidade melhor.

Você precisa pensar se deseja galinhas melhores apenas para o abate, caso queira trabalhar apenas com o corte de galinhas, se você quer criação de ovos, então precisa de uma galinha boa para a postura ou até mesmo escolher uma raça que possa te dar duas opções, pondo ovos até uma idade quando está ideal para o abate, o que chamamos de dupla aptidão.

#2: Ração

Depois que você escolheu a raça de galinha que mais se adéqua as suas necessidades, então você vai precisar também escolher a melhor ração para elas e para cada uma das fases de uma galinha. Sim, existem rações ideais para cada fase da vida de uma galinha caipira.

As fases de criação as quais a ração deve ser adequada são a fase inicial, fase de crescimento, fase de postura e a fase de terminação. Observe bem cada uma delas para que suas galinhas estejam sempre saudáveis e deem os resultados esperados.

#3: Dimensão do galpão

Pode até parecer bobagem até um certo ponto, mas a dimensão do galpão onde você vai criar as galinhas influencia diretamente em diversos fatores de seus animais como a saúde e o crescimento, portanto é muito importante você se atentar se o espaço que você possui ou vai construir realmente será adequado para o tamanho da sua produção.

Pense sempre que o número ideal é de, no máximo, 10 galinhas por metro quadrado, assim se você tiver uma criação de 100 aves, vai precisar de um espaço de 10 metros quadrados e por aí vai.

#4: Cuidado com a higiene

Você quer ter sempre sua criação de galinhas saudável para poder depois consumir a carne ou revender e ter lucro sobre, então para isso você precisa sempre ter total cuidado com a higiene. Você deve sempre manter limpos todos os utensílios que são utilizados para o trato das galinhas em seu aviário, assim você vai evitar muitos problemas com a saúde das aves.

#5: Água

Como último item, mas não menos importante, na verdade este é um item de muita importância para a saúde e para o crescimento de suas aves.

Elas precisam sempre ter água de qualidade, ou seja, água potável sempre limpinha e trocada de tempos em tempos e é claro sempre em quantidades à vontade para que elas nunca passem sede, pois isso influencia em suas fases de crescimento e criação.

Pronto, agora você já tem uma ideia simples e prática de como criar galinhas caipiras e já está pronto para começar esse seu novo negócio. Se gostou dessas dicas pode conferir mais em nossos outros artigos.

[Total: 1    Média: 5/5]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *